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Marketing para Micro e Pequenas Empresas

MARKETING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Desenvolver marketing para micro ou empresas de pequeno porte, parece ser inviável para muitos empresários. Costumamos observar que muitos empresários acreditam que marketing é para empresas de grande porte, pois demandam grandes investimentos, que é uma inverdade. Com a evolução do marketing, hoje é possível desenvolver estratégias para as pequenas empresas com uma gama de ferramentas de comunicação disponíveis e com pequenos investimentos. Com a introdução do marketing digital ficou viável ações simples de comunicação em favorecimento ao micro empresário, que pode conquistar clientes e sair na frente de sua concorrência.

Através de um plano eficiente de comunicação, não necessariamente com alto investimento financeiro, torna-se possível elevar a marca, a imagem e o conceito de uma empresa, resultando em mais vendas.

Veja abaixo, algumas dicas de ações de marketing e comunicação, com baixo custo:

Micro Comunicação

Elementos unificados como papelaria (papel carta, cartão de visita, etc.) e outros materiais: folhetos, site, apresentação da empresa, brindes, por exemplo, mostram o alinhamento de comunicação, além de garantir que sua marca seja identificada mais facilmente e memorizada pelo público.

Posicionamento

Pense nos objetivos da sua empresa, e principalmente descubra como quer ser percebido pelos seus clientes. Liste as características da empresa, como se fossem de uma pessoa física. Ajuda também, verificar como sua concorrência se posiciona para encontrar o gap (brecha), deixada no mercado pela concorrência, ocupando o espaço ainda não utilizado.

Banco de Dados

Toda informação dos clientes são importantes, pois irão ajudar a definir futuras ações de marketing. Então, organize os dados em uma simples planilha de Excel ou em algum software pago, para conhecer melhor o seu cliente e assim agregar valor. Hoje com inúmeras possibilidades oferecida pela internet, podemos capturar todas as informações com os clientes atuais e potenciais num único banco de dados, aumentando o escopo e a aplicabilidade do canal de vendas e como técnica de comunicação.

Site

Construa sua web site e página empresarial nas redes sociais, o público em geral está na internet, pesquisando, comprando, apreendendo e compartilhando experiências. Ficar fora do marketing digital é não existir no mundo da comunicação. Aproveite para estar próximo do público, ouvi-lo e surpreendê-lo. A internet interfere na construção da imagem da marca, podendo intensificar ou destruir a consciência sobre produtos e serviços.

Blog

Se você já possui um site e quer manter a relevância na hora da busca orgânica pelos usuários, o blog é um excelente aliado. Quando se publica conteúdo, sua empresa ganha valor no critério Google, isso poderá destacar o seu site nas consultas feitas pelos internautas. Assim produzir conteúdo sempre ajuda na divulgação da sua empresa. Além de esses conteúdos serem multiplicadores em outras redes sociais como facebook, instragam e outras.

Prospecção

Oferecer seus produtos e serviços para os clientes em potencial deve ser feito continuamente, isso irá fazer com que sua empresa seja presente e conhecida. Também, divulgue sua empresa localmente, pois muitos de seus vizinhos podem se interessar por seu negócio. Estreite relacionamento com pessoas que possam não consumir seus produtos e serviços, mas podem indicá-lo para outras empresas. Transforme-os em seus parceiros.

Desenvolva Conteúdos

Levar informações constantes, dicas e novidades colaboram na divulgação de suas ofertas, e acima de tudo, na projeção da sua marca. Desenvolva e-mail marketing, newsletters, redes sociais, site, blog, etc., tornando-os um canal de venda direta e de relacionamento extremamente conveniente para o cliente.

Eventos

Promova eventos, seja de porte pequeno ou grande, com ações objetivas e projetadas para a interatividade com os participantes, consolidando sua marca. Palestra, café da manhã, workshop, são bons exemplos.

Relacionamentos

Estabeleça um canal direto com seu cliente, eliminando intermediários e facilitando o acesso a um conjunto nunca antes imaginado de informações. Construa uma boa relação com seu cliente, diferenciando e personalizando por meio de um conjunto de ações, comunicação e entrega de benefícios. Comece por lembrar datas comemorativas, aniversários, brindes, presentes, respostas rápidas para dúvidas, reclamações e sugestões.

Endomarketing

Estabeleça um relacionamento com seus colaboradores, o que chamamos de endomarketing ou marketing interno, é uma boa maneira de trabalhar a percepção dos colaboradores a respeito da empresa, e é uma oportunidade de transformá-los em evangelizadores da marca. Valorize e incentive seus colaboradores a vestirem a “camisa” da empresa, afinal são também seus clientes internos e precisam “comprar” o seu negócio para poder vendê-lo.

Parceiros

Estabeleça parcerias com seus fornecedores e crie alianças estratégicas, buscando alinhamento e entendendo se há sinergia e, principalmente, a mesma visão para o negócio. A partir daí, provar modelos iniciais de parceria que, eventualmente, podem evoluir para uma associação formal. Isto pode abrir outras oportunidades para sua empresa, bem como projetar sua marca em outros mercados.

Essas são algumas possibilidades de inúmeras outras para atuar no marketing da sua empresa positivamente, conquistando e mantendo clientes. A Core Assessoria em Marketing tem know how para ajudá-lo.

Fonte: Baseado na Publicação do Newsletter da Ophicina de Comunicação.

 

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