PERSPECTIVA PARA 2019 – TENDÊNCIAS DE MARKETING E CRESCIMENTO.
Tenho acompanhado as tendências do mercado de marketing para este ano, mas todas convergem para um mesmo tema: Marketing Digital, o que não é de se estranhar, afinal o mundo está conectado. Você já deve ter percebido que a tecnologia parece estar evoluindo cada vez mais rápido. Isso é o que chamamos de tecnologia exponencial, que promete ser a nova revolução da área e mudar completamente a forma como vivemos nosso dia a dia e o mundo dos negócios. De uma maneira simplificada, podemos dizer que o impacto causado por esse novo tipo de tecnologia está nas possibilidades que ela cria. Equipes menores e com menos recursos tem o mesmo poder para criar soluções do que grandes corporações.
Mas nesse blog vou deixar um pouco de lado a tecnologia e o Marketing Digital. Tenho observado os movimentos do mercado e de seu protagonista: o Consumidor. Relacionei abaixo algumas questões que chamam a atenção, mas que tem impacto direto na forma de como fazemos marketing e comunicamos com o mercado.
- Uma questão de Mindset
Você realmente acredita que, apenas criando bastante conteúdo, irá aumentar as oportunidades e vendas para o seu negócio? Acho que não, pois há muito conteúdo por aí. A verdade é que existem etapas na jornada de compra dos clientes, e os clientes não são iguais e estão em fases diferentes, por tanto devem ser nutridos por conteúdos apropriados para cada fases, se quisermos despertar o interesse do cliente.
Seu conteúdo basicamente tem que orientar e sanar as dúvidas dos seus leitores de maneira objetiva, para que posteriormente, eles sejam impactados pelo seu produto ou serviço e consigam tomar a decisão de compra.
Precisamos observar o contexto do cliente, sua jornada, vivenciar suas experiências e entender o que é relevante para eles. E só a partir dessa análise é que teremos condições de entregar valor para o cliente.
- Falta total de controle de Atenção do Consumidor.
Embora tenhamos com a tecnologia várias ferramentas para controlar o que o consumidor pensa sobre a marca, o que sem tem constatamos é que cada vez mais fica difícil de ser notado. Um consumidor recebe várias interferências de mensagens/dia, em média 10.000. Saber como ele analisa e percebe a sua marca é mais uma questão de velocidade de como sua empresa responde e reagem as questões do consumidor. O mesmo plano de mídia com mensagens diferentes, pode trazer diferentes resultados para cada campanha. Depende muito da criatividade para despertar a atenção do consumidor. Ouvi numa recente palestra que participei que “o ser humano tem menos atenção que um peixe dourado” que por sua vez, tem 9 segundos de foco. O desafio então, fazer com que minha mensagem/campanha desperte essa atenção em poucos segundos. É por isso que a criatividade se torna mais importante.
- Diminuição da Confiança do Consumidor
Uma marca sem confiança é o mesmo que um produto que pode ser copiado. A marca não pode levantar uma bandeira se não tem credibilidade. A marca tem que fazer mais do que dizer sobre ela, seu proposito tem que estar alinhado com sua conduta e mostrar através de ações para o consumidor. É sair do marketing de massa para o marketing personalizado. Então qual é a personalização que faz sentido para sua marca? Fazer um marketing personalizado que faça sentido para consumidor, falar mais do mais não irá ter impacto nenhum. Qual são a afinidade e engajamento no meu discurso com o consumidor?
A grande maioria dos consumidores poderia viver tranquilamente sem as marcas, estudo revela que 85% das grandes marcas de hoje, amanhã os consumidores não estão dando a mínima para elas. Num mundo onde o consumidor tem muitas opções de produtos e serviços à marca faz a diferença no momento da decisão de compra. Mas a marca tem que ter um fundo de pano, um proposito que seja alinhando com que o consumidor respeita, acredita e tenha principalmente, uma utilidade.
- Diversidade
Falta de verdadeira diversidade na comunicação, não do ponto de vista da sociedade dos profissionais de marketing, mas sim, do consumidor. Dados informam que 20% da população global tem alguma deficiência. Qual o percentual que a comunicação da minha empresa vem dedicando a esses públicos?
Quando uma marca fala de diversidade, está se posicionando, saindo de cima muro, e tomando lado em discussões sérias e que precisam avançar na nossa sociedade.
A comunicação molda gostos, pode reforçar ou contestar estereótipos e é, sem dúvida, um processo fundamental para educar e sensibilizar para as diferenças. Claro que os esforços de comunicação precisam vir acompanhados de iniciativas concretas e também do desenvolvimento de uma cultura organizacional aberta e inclusiva.
A publicidade pode, sim, ser um excelente primeiro passo para a construção de um mundo mais justo e respeitoso para todas as pessoas.
Fonte: Baseado na palestra de Ana Paula Duarte – Unilever – no Comitê de Marketing Perspectivas e Tendências de Marketing para 2019 – 28/02/2019.
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