O ano de 2020 está sendo marcado por momento de incertezas, para todo o mercado mundial. A crise da COVID-19 mudou a rotina de atuação e trouxe para as empresas novos desafios, principalmente o distanciamento social. Com isto, fazer ações de marketing e vendas tiveram que ser revistas e adaptadas para lidar com a situação.
De acordo com recente relatório de maio/2020 da Mckinsey&Company, as empresas resilientes direcionam esforços para os 3Rs (Responder, Retornar e Reimaginar) simultaneamente. O relatório explica que atualmente, a maioria das empresas está respondendo à crise, focando mais no gerenciamento da crise do que na retomada e em reimaginar o “novo normal”.
Nós da Core Assessoria em Marketing já vínhamos trabalhando antes da crise com metodologia própria, denominada também de 3 Rs (Repensar, Reequilibrar e Repensar) voltada para o marketing mercadológico. Feliz coincidência!
No 3Rs da nossa metodologia, analisamos essas 3 etapas progressivas, iniciando pelo Repensar onde revisitamos o seu planejamento e as comparamos com as principais mudanças que estão ocorrendo com o cenário atual, analisando os impactos que os novos drives estão causando no seu ambiente externo e interno, mercado, consumidor e concorrência. Para podermos ter um comparativo do comportamento de sua empresa versus os players que também, atuam no mesmo mercado.
Na segunda etapa, o Reequilibrar, baseado na análise da etapa anterior, completamos o diagnóstico, mas desta vez, considerando e comparando a sua forma de atuar versus a “nova normalidade” que exige novos padrões, novos hábitos de consumo, equalizando os objetivos, segmentos e posicionamento da empresa. Aqui podemos avaliar o que precisamos adaptar para poder continuar vendendo no mercado durante e pós crise.
E por fim, na terceira etapa, o Redesenhar com base no diagnóstico das duas etapas anteriores, poder aumentar a lente nos fatos e percepções, e assim poder traçar e reestruturar as estratégias, para suas ofertas de produtos, preços, canais e comunicação.
Ações
REPENSAR
Medir os Impacto do Ambiente Externo e Interno
Como usar os Pontos Fortes para minimizar a situação?
Quais oportunidades que posso alavancar?
Quais as transformações em recursos, tecnologia, economia, política, leis?
Mercado
Quais os fatores-chaves de sucesso agora?
O que tenho que ajustar para continuar?
Como será evolução do mercado no seu segmento?
Consumidor
O que mudou no comportamento de compra e consumo?
O que o consumidor irá valorizar?
E-CRM – consumidor digital faz parte do seu negócio?
Concorrência
Quais as modificações estruturais da competição?
Os concorrentes diretos e indiretos permanecem os mesmos?
Que ações os concorrentes estão implementando?
REEQUILIBRAR
Objetivos
Traçar objetivos para pós crise – como retomar o mercado de onde paramos?
Segmentação/Posicionamento
É possível ofertar a outros mercados menores ou em outras regiões?
O posicionamento atual faz sentido frente aos mercados pós crise?
Quais a vantagens competitivas da sua empresa nesse novo mercado?
REDESENHAR
Produto
Adaptar (atuais) ou desenhar novos produto/serviços para novos mercados.
Preço
Avaliar quanto o consumidor está disposto a pagar.
Estabelecer preço baseado no valor do consumidor.
Canais
Reavaliar os atuais canais de compra e a necessidade de incrementar novos que estão sendo acessados pós crise pelos consumidores
Comunicação
Banco de dados – pós crise – como usufruir?
Formas de divulgar oferta e estabelecer comunicação constante com o público-alvo.
Promover a marca através do marketing digital, aproveitando custo mais baixos nesse momento
O mercado consumidor está emergindo trazendo novas mentalidades subjacentes durante a crise e tendência um novo comportamento, valorizando um consumo mais seguro e consciente e de preservação a saúde com mais qualidade de vida.
“Vêm aí novos tempos – nova normalidade”.
Silvana A Sganzerlla
Core Assessoria em Marketing
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Tel: 11 5522-5583 | 96398 4005