O SEU SITE É RESPONSIVO?
O mercado está cada vez mais exigindo facilidades, rapidez a palavra de ordem é: Aqui e agora! Parece-lhe familiar? Pois é quando acessamos um site queremos que ele seja fácil, rápido de consultar e interativo e, que principalmente, abra o conteúdo em qualquer plataforma, de preferência a que estou usado aqui e agora.
Estamos falando de site responsivo. O que significa ser um site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível? É quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc).
Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.
Por exemplo, quando usamos smartphones, normalmente a navegação e experiência do usuário ficam difícil e limitada, fazendo com que usemos recursos de “zoom in e out” para ler a página na integra. Outros detalhes como botões e menus ficam desformatados, uma vez que não foram feitos para esse dispositivo ou resolução.
Também, temos que levar em consideração que os celulares e smartphones já são o principal meio de acesso à internet no Brasil. Os aparelhos móveis são os mais utilizados por 43% dos entrevistados, um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, segundo a pesquisa “Hábitos e comportamentos dos usuários de redes sociais” realizado pelo e.Life Group.
Por outro lado, em abril o Google anunciou uma grande mudança nas suas regras, passando a priorizar nas pesquisas os sites com layouts adaptáveis para os aparelhos móveis, os responsivos, isso impacta na compatibilidade de um site com dispositivos móveis e torna o fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e, também, para ficar adequado aos buscadores e aumentar a relevância.
Se você fez o seu site recentemente com uma agência ou empresa especializada faça um teste acessando via celular ou tablet para ver o comportamento dele. Caso esteja utilizando temas do WordPress busque como “layouts responsivos para wordpress” e dê preferência para estes temas.
Se estiver contratando uma empresa agora para desenvolver um novo projeto tenha esse requisito como fundamental e não abra mão de passar uma boa experiência de navegação para os usuários de tablets e smartphones, pois esse número cresce diariamente.
Como testar se seu site responsivo:
- Faça um teste no seu smartphone se seu site abre rapidamente, se adapta aos diferentes formatos de tela, e consegue ler os textos sem “dar zoom”, facilita a visualização das principais informações e é de fácil navegação, o seu site é responsivo;
- O Google disponibiliza um site para você fazer um teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Para acessá-lo: https://search.google.com/search-console/mobile-friendly?utm_source=mft&utm_medium=redirect&utm_campaign=mft-redirect
Como fazer um site responsivo?
Existem várias empresas especializadas competentes no mercado que desenvolvem site responsivo, uma maneira de avaliar é conhecer os sites para quais essa empresa já trabalhou, faça um teste acessando via celular ou tablet para ver o comportamento deles. O site da Core Assessoria em Marketing (www.coremkt.com.br) é responsivo e foi desenvolvido pela HKL Interactive Media (http://www.hkl.com.br/), fica a dica!
Se contratar uma empresa para desenvolver um novo projeto tenha esse requisito como fundamental e não abra mão de passar uma boa experiência de navegação para os usuários de tablets e smartphones, pois esse número cresce diariamente.
Importante além de desenvolver um site responsivo:
- Mantê-lo atualizado. Não há nada pior do que acessar um site e ver que aquele conteúdo é antigo e desqualificado.
- Estar pronto para crescer. O site vai aumentar os contatos de clientes e se você não se estruturar para atendê-los, é melhor não divulgar seus serviços através de um site.
- Criar um site gratuito para um serviço profissional. Seu cliente vai perceber que seu site é gratuito e não investiu no seu próprio negócio.
Silvana A. Sganzerlla – www.coremkt.com.br
Baseado nas consultas de conteúdo: http://www.emersonpereira.com.br/artigos/10-passos-para-criar-um-site/; https://www.comersite.com.br/sites-responsivos-o-que-sao-eu-preciso-de-um; Ophicina de Comunicação ophcom=ophicinadecomunicacao.com.br@mail143.suw18.rsgsv.net